Títulação: Capacitação em Formação de Doulas

Carga horária: 60 hrs

O curso visa formar doulas pré-parto, doulas de parto e de pós-parto, além de conhecimentos mais aprofundados em aleitamento materno.

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da mulher parida, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças.

Conforme o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, fomos perdendo o contato com as mulheres mais experientes. Dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto.

O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Essas horas são de imensa importância emocional e afetiva, e a doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar.

Priorizando as parturientes desacompanhadas, as doulas proporcionam apoio emocional, amparo e incentivo às mulheres em trabalho de parto e a seus familiares, estabelecem contato com os profissionais solicitados e, após o nascimento, incentivam a interação da mãe com seu bebê e a amamentação.

O CURSO

O Curso de Formação de Doulas, trata-se de um curso teórico-prático, com estágio supervisionado, estruturado quase totalmente em aulas expositivas e algumas aulas com demonstrações de práticas e técnicas. O Curso reforça a importância do parto natural, o problema das cesarianas desnecessárias e as questões relativas à excessiva medicalização do parto e nascimento. Acreditamos e reforçamos durante todo o curso que o parto normal, com o menor número de intervenções possível é a melhor opção para quase todas as mulheres, porém, destacamos a visão da intervenção cirúrgica/cesariana necessária em alguns casos, sendo assim, quando realizada corretamente também é uma forma de humanização. Todas as informações passadas são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Medicina Baseada em Evidências (BEM).

PÚBLICO ALVO 

• Maior de 18 anos

• Escolaridade: Ensino Médio Completo ou estar cursando no mínimo 2º ano do ensino médio.

Perfil Profissional

  • Contribuição para a humanização do atendimento, a presença amigável;
  • Competência pratica capaz de reduzir o tempo de trabalho de parto;
  • Manejos de dor através de massagens, posições, exercícios, compressas e outras técnicas reduzindo o uso de medicação química;
  • Manejos e cuidados produzem humanização no parto natural e contribui para a redução do índice de cesárea;
  • Técnicas de aleitamento e suporte emocional a mulher nessa fase, aumentando assim, a taxa de aleitamento materno, exclusivo ao seio;
  • Resguardo de um tratamento individualizado personalizado à mulher, fortalecendo-a como cidadã diante do aparato médico-institucionalizado;
  • Maior segurança e satisfação da mulher e de seus familiares durante o trabalho de parto e o puerpério, possibilitando singularidade e emoção no momento do nascimento de uma nova vida;
  • Incentivo ao resgate da tradição, segurança e simplicidade do parto normal;
  • Formar doulas (acompanhantes de parto) aptas a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando à mulher uma experiência de parto amais positiva possível.

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Laboratórios modernos
  • Professores renomados
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Aula teórica e prática 60h
Modelos de assistência ao parto no Brasil e no Mundo;
O que é doula / Histórico / Evidência Científica / Benefícios;
Noções básicas de anatomia e fisiologia do parto;
Psicofisiologia do parto - novo entendimento da fisiologia e interferências;
A dor do parto: mito, verdades e sabedoria do corpo;
Intervenções no Parto e suas indicações segundo a MBE (Medicina Baseada em Evidencias);
Recomendações da OMS e Plano de Parto;
Alívio não farmacológico para a dor do parto - recursos ambientais e materiais;
A Bolsa da Doula - o que levar em diferentes partos, onde consegui-los;
As posições para facilitar o trabalho de parto e parto / corrigindo algumas distorcias;
Acordo entre cliente e doula / documentos / como cobrar;
Planejamento Pessoal na tarefa de tornar-se doula;
A mãe em nós, a nossa mãe e mãe no outro;
A mulher da descoberta gestacional ao pós-parto - abertura, ruptura e reintegração;
Técnicas corporais de reintegração do feminino (rebozo, massagem, banho de ervas);
Psicologia da parturição - reflexos da experiência do parto no pós-parto;
As emoções maternas no pós-parto;
Baby Blues, depressão pós-parto, psicose puerperal - prevenção e identificação;
O bebê e a jornada de nascimento - o mundo pelo olhar do recém-nascido;
Desvendando o quarto trimestre e a necessidade do neonato: gestação fora do útero;
Amamentação: Fortalecendo a confiança na fisiologia (
Banho de balde, cama compartilhada, sling e outros recursos no quarto trimestre;
Papel da doula no pós-parto: modelos de atuação, possibilidades e limites;
Identificando os arquétipos femininos nas mulheres - de Deméter à Atenas (legitimar as diferentes formas de viver a maternidade, cosmovisão e respeito cultural).

Professor(a) do curso

Darlene Freitas

Darlene Freitas

Currículo

Graduação em Enfermagem - FAUC-AUM • Pós Graduada em Ginecologia e Obstetrícia - FAMPER • Pós Graduada em Urgência e Emergência - Faculdade Novo Oeste • Especialista em Primeiros Socorros em Recém Nascidos e Crianças - Instituto Israelense de Ensino Albert Einstein • Especialista com vivencia em Emergências Obstétricas - Hospital Sofia Feldman • Especialista em Emergências neurológicas - UFMT • Especialista em Planejamento em Pesquisa - UFMT • Especialista em Resgate e Transporte Aero Médico - Escola de Saúde Pública de MT. • Mestranda em Ambiente e Saúde - Universidade de Cuiabá - UNIC
Peça um orçamento