Títulação: Técnico em Enfermagem

Carga horária: 1800 hrs

Com dois anos de duração, o Curso Técnico em Enfermagem do CETEM capacita os estudantes para promoverem o bem-estar dos pacientes, atuando com ações de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. O objetivo é formar um profissional com conhecimentos técnicos e atuação humanística. A grade curricular é multidisciplinar com o intuito de preparar o aluno para atender as exigências do mercado de trabalho.

O aluno do Curso Técnico de Enfermagem do CETEM tem diferenciação em sua formação, pois a aproximação com a prática, nos primeiros meses de aula, em diferentes cenários de saúde, capacitará o aluno a exercer atividades voltadas para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação e gestão em saúde, além de desenvolver a perspectiva do autocuidado, da educação em saúde para indivíduos, comunidade e famílias, em todas as faixas etárias.

O Técnico em Enfermagem é um profissional cuja principal responsabilidade é promover a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Para isso, suas atividades podem incluir:

• Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas;

• Executar ações de tratamento simples;

• Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente;

• Participar da equipe de saúde.

• Participar da programação da assistência de Enfermagem;

• Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Hospitais; unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde; clínicas; home care; centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas; consultórios; ambulatórios; além de atendimento pré-hospitalar, instituições de longa permanência e organizações militares.

NORMAS ASSOCIADAS AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Lei nº 7.498/1986. Decreto nº 94.406/1987.

MERCADO DE TRABALHO PARA O TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Ao concluir a sua formação, o Técnico em Enfermagem está apto para atender as necessidades de saúde dos pacientes em hospitais, clínicas, laboratórios, serviços domiciliares, entre outros. Nas mais diferentes regiões do país, a formação é amplamente procurada. 

Por isso, se você gosta da área de saúde, tem facilidade para cuidar de pessoas, possui equilíbrio emocional e é uma pessoa dinâmica, o curso técnico em enfermagem é uma alternativa interessante para você. Porém, não deixe de investir em sua capacitação desde o início do curso, buscando estratégias para se destacar. 

Construir uma rede de networking, saber como se destacar no estágio e dar início a uma especialização técnica são fatores que favorecem o desenvolvimento da carreira. Por isso, avalie as suas alternativas e não tenha medo de enfrentar a competitividade da área que você gosta de atuar. 

 

Perfil Profissional

  • Assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
  • Integrar as equipes multidisciplinares nas ações para a saúde individual e coletiva.
  • Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
  • Participar do processo de trabalho em enfermagem nos diferentes âmbitos do cuidar profissional (saúde da família, unidades básicas e hospitalares e serviços autônomos).
  • Valorizar e pôr em prática os novos conhecimentos da função de técnico em enfermagem, visto que o conhecimento é construído historicamente e, portanto, provisório.
  • Respeitar a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.
  • Assegurar ao cliente uma Assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
  • Auxiliar ao enfermeiro na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave.
  • Auxiliar na prevenção e controle das doenças transmissível em geral em programas de vigilância epidemiológica.

Vantagens de estudar no cetem

  • Laboratórios com ampla estrutura altamente qualificados e professores capacitados, oferecendo ao aluno o exercício da prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
  • Encaminhamento para Estágio de 600 horas supervisionado, garantindo a segurança profissional que o mercado de trabalho exige.
  • Salas de aula climatizadas e com data show.
  • Passe livre para estudantes de Cuiabá.
  • Autorizado pelo CEE/MT – Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso e reconhecido pelo MEC.
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Processo do Trabalho em Saúde 40h
Biossegurança em Saúde e no Trabalho 40h
Noções de Administração 40h
Ética e Legislação em Enfermagem 40h
Metodologia Científica 40h
Microbiologia 40h
Anatomia e Fisiologia Humana 100h
Fundamentos de Enfermagem e Farmacologia 180h
Assistência ao Cliente em Tratamento Clínico e Cirúrgico 160h
Assistência à Mulher, ao Adolescente e a Criança 140h
Assistência em Geriatria e Gerontologia 40h
Assistência à Saúde Mental 40h
Assistência à Saúde Coletiva 100h
Assistência à Cliente/Paciente em Situações de Urgência e Emergência 100h
Assistência à Cliente/Paciente em Estado Grave 100h
Estágio Supervisionado 600h
Peça um orçamento