Títulação: Capacitação em Punção Óssea

Carga horária: 20 hrs

Cada vez mais valorizado este é um procedimento muito difundido devido aos inúmeros equipamentos e dispositivos disponíveis no mercado, o profissional capacitado no uso correto destes equipamentos está apto a realizar um procedimento rápido e eficiente, sendo assim cada vez mais procurados.

O curso de capacitação em Punção Óssea ofertado pelo CETEM é mais uma opção de aprimoramento para profissionais e estudantes da área da saúde (enfermagem). No curso, são ministrados conteúdos teóricos e práticos para que os profissionais estejam aptos para executar a terapia intraóssea.  

A punção intraóssea consiste na introdução de uma agulha na cavidade óssea, possibilitando acesso à circulação sistêmica venosa por meio da infusão de fluidos na cavidade medular, fornecendo uma via rígida, não colopsável, para a infusão de medicamento e soluções em situações de emergência. O método começou a se popularizar na década de 1940, como via de acesso para administração de soluções, tendo caído em desuso até a década de 1990, quando passou a ser novamente recomendada para execução em crianças e agora, mais recentemente, também vem sendo indicada para uso em adultos.

Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado CETEM de conclusão do Curso de Capacitação em Punção Óssea.

PÚBLICO ALVO

• Médicos;

• Enfermeiros.

 

Perfil Profissional

  • Capacitar os profissionais no procedimento com esse tipo de material para atendimento aos usuário em situações de PCR, em Emergências e Urgências tanto de pacientes Pediátricos como Adultos conforme Diretrizes de 2015 da American Heart Association (AHA) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE).

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Professores renomados
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Aula teórica e prática 20h
Histórico da Terapia Intravenosa
Anatomia da via intraóssea
Anatomia e fisiologia óssea
Indicações, vantagens e contraindicações
Possíveis complicações
Apresentação dos dispositivos intraósseos
Técnica de punção intraóssea
Aspectos éticos e legais
Aula pratica da técnica e treinamento individual
Peça um orçamento