Títulação: Capacitação em Feridas, curativos e debridamento

Carga horária: 16 hrs

O Curso de Feridas, curativos e debridamento do CETEM tem por finalidade a capacitação dos profissionais de enfermagem – Enfermeiros e graduandos em enfermagem. Com abordagem no conhecimento teórico, e algumas práticas inseridas. O profissional deverá avaliar as condições clinicas, a história da Lesão, sua evolução, valorizando o trabalho em equipe que é fundamental no tratamento de feridas, pois cada membro deverá integrar suas ações contribuindo de maneira eficiente e ética.

A capacitação deverá estabelecer uma linguagem comum para a avaliação de feridas crônicas, seu tratamento e o processo de cicatrização; utilizando-se do conhecimento para avaliações clínicas consistentes, anamnese, história de vida dos pacientes, para se obter resultados positivos no tratamento, implementar esquema terapêutico e individualizado a cada cliente, com protocolos e registros para o devido respaldo em relação ao tratamento, bem como protocolos para a prevenção e para utilização dos diferentes tipos de coberturas, e suas apresentações oferecidas pelo mercado atualmente e apresentar opções de tratamentos utilizando de tecnologias avançadas, que contribuirão para a cicatrização completa de uma lesão, além da humanização em todo o processo, desde a abordagem ao cliente, ouvir suas histórias e sentimentos em relação à sua ferida crônica e tratamento adequado e individualizado.

Perfil Profissional

  • Capacitar profissionais e graduandos de Enfermagem, que queiram apreender procedimentos técnicos pertinentes à tratamentos em lesões de pele em seres humanos.
  • Proporcionar uma abordagem abrangente da evolução crônica de diversos tipos de lesões e técnicas para tratamento.

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Laboratórios modernos
  • Professores renomados
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Aula teórica e prática 16h
Resolução COFEN 0501/2015
Anatomia e fisiologia da pele
Fisiologia e cicatrização da pele
Classificação das feridas
Fatores que interferem na cicatrização
Avaliação de feridas de acordo com o TIME
Biofilme
Feridas (queimaduras, úlceras vasculares, lesão por pressão, pé diabético, ulceras neoplásicas)
Regras para realização de curativos
Mensuração de feridas
Curativos oclusivos
Oxigenoterapia Hiperbárica
Técnicas debridamento conservador

Professor(a) do curso

Rosane Bortolucci

Rosane Bortolucci

Currículo

• Graduação em Enfermagem e obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis • Graduação em Letras -Português e Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga • Pós graduação Lato Sensu-Especialização em Unidade Terapia Intensiva-UTI - UNIC • Pós graduação Lato Sensu-Especialização em Enfermagem Cardiológica pela Universidade São Marcos • Pós Graduação Lato Sensu em Dermatologia com ênfase em Tratamento de Feridas pela FBV BRASIL
Peça um orçamento