Títulação: Técnico em Radiologia

Carga horária: 1600 hrs

O Curso de Técnico em Radiologia do CETEM prepara profissionais para atuarem na área da saúde, uma que está em constante desenvolvimento.

Os exames de imagem são utilizados para identificar doenças e, por isso, são indispensáveis em muitos diagnósticos médicos. No entanto, para que se tenham boas imagens para analisar, o médico precisa contar com a parceria de um técnico em radiologia, que posiciona o paciente de forma correta e opera os equipamentos.

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL TÉCNICO EM RADIOLOGIA?

O Técnico em Radiologia é o profissional responsável por preparar o paciente para que este realize os exames de diagnóstico por imagem. Ele posiciona a pessoa para que se tenha uma imagem correta e opera os equipamentos.

Cabe ainda ao técnico aplicar medidas específicas de segurança para que os exames sejam realizados, manipular as imagens analógicas e digitais e cuidar de seu arquivamento.

A responsabilidade dos tecnólogos em radiologia é grande. Com base nos exames coordenados por eles, os médicos tomam decisão de tratamentos e concluem o diagnóstico. Ou seja, é preciso ser bastante concentrado, pois, qualquer erro pode ter impacto direto na vida dos pacientes.

MERCADO DE TRABALHO PARA O TÉCNICO EM RADIOLOGIA

O Técnico em Radiologia pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios, pronto-socorros e centros de diagnóstico por imagem. No entanto, não é apenas na área de saúde em que esse profissional pode atuar.

Há a possibilidade de trabalhar em aduana, portos e aeroportos que fiscalizam bagagens e cargas, visando detectar equipamentos irregulares ou drogas. Outra possibilidade é de trabalhar no setor petrolífero, o qual usa a radiologia para perfilagem de poços.

Os diagnósticos estão diretamente ligados à evolução natural dos tratamentos de saúde. Com os avanços da tecnologia, vem aumentando sempre a quantidade de hospitais e laboratórios no Brasil que realizem exames de radiografia convencionais e digitais. Esse é, sem dúvida, o maior campo para os técnicos em radiologia trabalharem.

Regulamentada desde 1985, Lei n.º 7.394/85, a profissão de técnico em radiologia tem um conselho bastante atuante e que, constantemente, busca melhorias para os seus profissionais: seja com relação ao piso salarial, à carga horária de trabalho, às questões de insalubridade que envolvem o exercício da profissão ou mesmo sobre novas profissões que possam invadir o campo de atuação dos técnicos em radiologia.

DIFERENCIAIS DO CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA DO CETEM

O Curso Técnico em Radiologia do CETEM oferece aulas práticas em salas inteiramente equipadas com simuladores e equipamentos modernos, além de encaminhar o aluno para o estágio supervisionado.

Perfil Profissional

  • As principais atividades desses profissionais é a capacidade de preparar todo ambiente para o paciente e obtenção de uma imagem radiográfica de padrão satisfatório, operando com conhecimento e destreza todo material necessário para a realização de um exame radiológico.
  • As técnicas de diagnóstico por imagem constituem uma das práticas mais importantes do diagnóstico em saúde.
  • A correta aplicação das técnicas radiológicas exige de seus executores conhecimento de anatomia humana, física radiológica, dos princípios de posicionamento e do domínio operacional dos equipamentos e acessórios utilizados.
  • O profissional deve analisar a radiografia feita antes de enviar ao médico sobre ponto de vista técnico para identificar possíveis erros na realização do exame e jamais repassar qualquer sugestão clínica ou patologia ao paciente.
  • Um bom conhecimento de terminologia radiográfica e a terminologia utilizada na área da saúde se fazem necessárias, uma vez que o mesmo em alguns casos como pacientes ambulatoriais irão realizar uma breve anamnese do paciente, ou seja, preparar um pequeno relatório descritivo preliminar para auxiliar o médico na análise.

Vantagens de estudar no cetem

  • Laboratórios com ampla estrutura altamente qualificados e professores capacitados, oferecendo ao aluno o exercício da prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
  • Encaminhamento para Estágio de 400 horas supervisionado, garantindo a segurança profissional que o mercado de trabalho exige.
  • Salas de aula climatizadas e com data show.
  • Passe livre para estudantes de Cuiabá.
  • Autorizado pelo CEE/MT – Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso e reconhecido pelo MEC.
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Fundamentos em Radiologia e Meios de Contraste 60h
Anatomia e Fisiologia 120h
Física Radiológica 60h
Autocuidado e Biossegurança 40h
Organização do Processo de Trabalho em Radiologia 40h
Introdução a Metodologia Científica 40h
Psicologia e Ética 40h
Técnicas de Posicionamento I 100h
Primeiros Socorros 40h
Proteção Radiológica 40h
Técnicas de Posicionamento II 140h
Processamento de Filmes e Imagem Digital 40h
Noções de Radiologia Veterinária 40h
Noções de Radiologia Odontológica 40h
Mamografia e Densitometria Óssea 60h
Noções de Tomografia Computadorizada 60h
Anatomia Radiologia e Patologia 80h
Noções de Hemodinâmica, Ultrassom e Exames Especiais 60h
Noções de Radiologia Industrial 40h
Noções de Ressonância Magnética e Radioterapia 60h
Estágio 400h
Peça um orçamento