Títulação: Aperfeiçoamento e Atualização profissional em Enfermagem em Nefrologia

Carga horária: 80 hrs

Curso de Aperfeiçoamento e Atualização profissional em Enfermagem em Nefrologia, almeja proporcionar subsídios para qualificar os interessados a atuarem em nefrologia com competência e conhecimento. O curso conta com professores especialistas experientes que propõem trazer informações, atualidades e vivência prática para discussões ampliadas. Essa iniciativa visa a dar a esses profissionais a oportunidade de desenvolver novas competências que os capacitem a ascender tecnicamente no melhor desempenho de suas funções.

No tocante à área de terapia renal substitutiva, apresentamos alguns aspectos de grande relevância que justificam a necessidade de investir nessa capacitação. A doença renal crônica (DRC) é definida como lesão renal com perda progressiva e irreversível da função dos rins, qual seja, filtrar as substâncias tóxicas retidas no organismo e eliminar o excesso de água pela urina.

A relevância social e econômica da DRC e suas consequências ao paciente, à família e à sociedade requerem um complexo aparato institucional, tecnológico e humanístico, necessário à atenção aos usuários, o que nos remete ao grande desafio de capacitar profissionais de enfermagem, na área das terapias renais substitutiva.

O CURSO

O mercado de trabalho tem exigido dos profissionais em Enfermagem uma alta qualificação e, especialmente em Nefrologia, capazes de se manterem atentos às exigências emergentes, atuando no sentido de acompanhar as transformações, muitas vezes, imprevisíveis. Nesse contexto, é imprescindível que o Técnico de enfermagem seja capacitado, principalmente, na assistência em Hemodiálise seja um conhecedor e um aplicador de medidas eficazes no modelo assistencial.

O curso visa atender os profissionais de Enfermagem, possibilitando uma formação mais adequada capaz de torná-lo um profissional diferenciado no mercado de trabalho e capaz de utilizar medidas eficazes para promover a saúde e a manutenção da qualidade de vida do renal crônico.
 

OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos técnicos e científicos sobre os cuidados com o paciente renal e ensinar habilidades referentes às práticas assistenciais em unidade de Hemodiálise.
 

PRÉ – REQUISITO

Profissionais técnicos de Enfermagem ou estudantes do último módulo do curso técnico em Enfermagem.

METODOLOGIA

Curso presencial, com aulas teóricas e práticas, além de dinâmicas de grupo em setores de Hemodiálise e UTI adulto.

Perfil Profissional

  • Profissional Técnico de Enfermagem Capacitado em Hemodiálise
  • Clinicas de Tratamento Renal

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Laboratórios modernos e equipados
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Aula teórica e prática 80h
Anatomia e Fisiologia Renal
Doenças Renais Agudas e Crônicas
Acessos Vasculares para Hemodiálise
Controle de Infecções na Hemodiálise
Máquina de Hemodiálise
Dialisadores e Linhas
Tratamento de Água para Hemodiálise
Complicações Intradialíticas
IRA (Hemodiálise a beira do leito da UTI)
Atuação da Enfermagem nesse Contexto
Peça um orçamento