Títulação: Capacitação em Central de Material Esterelizado - CME

A preocupação com a esterilização de materiais é cada vez mais rigorosa devido ao grande risco oferecido por procedimentos mal realizados. O profissional capacitado tem função imprescindível na segurança dos procedimentos realizados na instituição, por isso tem um papel tão valorizado.

Trata-se de um setor responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares, onde se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares. Esta é uma área com grande demanda por pessoal qualificado: ou seja, uma ótima oportunidade para quem busca uma colocação no mercado de trabalho.

A partir das técnicas e princípios da enfermagem, o aluno será capacitado para atuar no desenvolvimento das normas e rotinas, aplicando os procedimentos adequados em todas as atividades de esterilização, que são fundamentais para assegurar a qualidade da assistência prestada ao cliente/paciente. Além de esterilizar e fornecer os materiais nos hospitais, esses profissionais promovem a interação entre o expurgo, o preparo e a montagem de instrumental.  Também é de sua alçada planejar e implementar programas de treinamento e reciclagem que atendam às necessidades da área.

Perfil Profissional

  • Direcionado a estudantes e profissionais da área da saúde, o curso de capacitação Central de Material Esterilizado (CME) prepara profissionais que pretendem atuar em uma área fundamental para que o atendimento aos pacientes seja executado com qualidade e segurança.

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Laboratórios modernos
  • Professores renomados
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Aula teórica e prática
Peça um orçamento