Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

Quais as vantagens de fazer um curso técnico?

Quais as vantagens de fazer um curso técnico?

O ensino técnico é uma modalidade que apresenta uma crescente na educação brasileira, escolhida na maioria das vezes por estudantes que querem se colocar rapidamente no mercado de trabalho, existem outras vantagens de fazer um curso técnico, e por isso ele vem se tornando uma opção agradável aos olhos dos estudantes que querem ingressar no ensino superior. Com o grande número de estudantes formados em cursos de graduação, os técnicos são cada vez mais raros no mercado, e por isso as buscas por esse tipo de profissional foram intensificadas.

Mas quais são os motivos pelos quais devo fazer um curso técnico? Vamos dar cinco vantagens de estudantes técnicos, em comparação com estudantes de graduações, confira:

Tempo de formação

Os cursos técnicos costumam ser mais rápidos que uma graduação, enquanto um curso de graduação leva uma média de quatro a cinco anos, o curso técnico em média dura de dois a três anos, ou seja, o estudante técnico estará formado antes e consequentemente pode conseguir uma vaga de emprego antes do graduando sequer ter terminado seus estudos.
Ensino mais específico

Os estudos técnicos possuem uma grade curricular voltada majoritariamente para as matérias específicas da área de conhecimento do curso, com muitas práticas para que o aluno aprenda a como se comportar no ambiente de trabalho daquela profissão. Os cursos de graduação passam aos alunos noções mais teóricas e gerias de diversos assuntos, por isso muitos graduados buscam fazer um pós-graduação para se especializar em determinada área de atuação.

Maior empregabilidade


Se por um lado os salários pagos a profissionais graduados são maiores, os técnicos tem mais facilidade para se colocar dentro do mercado de trabalho, por diversas razões, desde que os patrões buscam uma mão de obra mais barata, tanto por que os profissionais técnicos possuem maior capacidade de desenvolver determinada função, por serem especialistas e práticos. Além disso, como os estudantes técnicos terminam seus cursos antes dos estudantes de graduação, a tendência é já estar no trabalhando antes mesmo dos graduandos conseguirem o diploma.

Fonte: MB Educação
WhatsApp: 65 3322-2335