Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

Quais os procedimentos que um Técnico em Estética pode fazer?

Quais os procedimentos que um Técnico em Estética pode fazer?

O dicionário Houaiss descreve o belo como algo que é agradável, perfeito e harmonioso. Além claro, que desperta admiração e o prazer da apreciação.

No Brasil estas definições são bem conhecidas, afinal, somos o terceiro maior consumidor de produtos de estética, ficamos atrás apenas da China e Estados Unidos. Sim, é um mercado extremamente crescente e promissor.

Este comportamento está ligado aos novos tempos, onde cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua aparência e com uma longevidade, além da exposição que temos através das redes sociais de forma global. E a maioria delas buscam ajuda de diversos procedimentos e cuidados com a saúde e estética. 

Raramente se falava em alimentos sem glúten, peeling, podologia, massagem para estimulo linfático e tantos outros procedimentos que ganharam o coração dos brasileiros, dividindo-se entre mulheres e homens. 

Você sabia que entre os anos de 2014 a 2019, o mercado de estética teve um crescimento 567% em nosso país? Sim, nesses 5 anos, número de profissionais desta área tiveram um aumento de 72 mil para mais de 480 mil atuantes, tudo isso devido a crescente busca e as diversas especialidades que um profissional de estética pode atuar. 
 
Mas, afinal, quais procedimentos eu posso fazer sendo um técnico em estética? E quais eu não posso?   

A resposta certa é:

Você pode cuidar do bem-estar e da beleza do paciente com procedimentos para todo corpo. 
Existe apenas a restrição, que segundo a Lei n°13.643/2018 que regulamenta a profissão dos esteticistas e cosmetólogos, fica proibido a atuação em procedimentos invasivos, injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou até mesmo prescrever medicamentos.   

Conheça mais sobre o Curso Técnico em Estética do CETEM, clique aqui.

Listamos os principais procedimentos que um técnico em estética pode realizar, e temos certeza que você vai se entusiasmar em saber que existem tantas oportunidades, vamos a elas:  

1 – Procedimentos para o corpo             

Dentre os procedimentos de esfoliação, hidratação do corpo, temos as indesejadas marcas no tecido da pele, chamadas de estrias, que é uma das campeãs em reclamações, e o esteticista pode utilizar um dos procedimentos abaixo para auxiliar no tratamento da pele. São eles: 

1.  Laser fracionado
2.  Peeling de cobre
3.  Infravermelho
4.  Depilação com cera, linhas e outros equipamentos 
5.  Luz intensa pulsada
6.  Mantas térmicas e outros              

2 – Tratamento dos pés   

Não se assuste, mas a cada 7 de 10 pessoas tem problemas ou dor nos pés, essa é uma estimativa da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé).  Portanto, a podologia é um mercado extremamente promissor devido a busca destas pessoas por tratamento. Além dos tradicionais procedimentos como: Extração de unhas, limpeza e tratamento de calosidade, o profissional pode se especializar em:  

Podopediatria: Cuidados com o desenvolvimento dos pés de crianças ainda em crescimento.
 
Podogeriatria: Tratamentos do envelhecimento dos pés. 

Podologia desportiva: Tratamento e cuidados com os pés de atletas que sofrem lesões e são acometidos de infecções fúngicas em suas unhas e outros problemas devido ao impacto em que seus pés são frequentemente expostos. 

Podologia laboral: Aqui a saúde e o bem estar dos pés dos trabalhadores é cuidado pela podologia laboral, já que este profissional precisa conhecer a anatomia dos pés e muitas vezes devido ao uso prolongado de sapatos e botas. 

Pé de Risco: Nessa especialidade o foco são pacientes precisam tratar de seus pés e são diabéticos, tem problemas neurológicos, reumáticos e/ou vascular, o profissional deverá realizar o tratamento e cuidar para que o bem-estar do paciente seja garantido.   

Esse profissional pode atuar em: Clínicas de podologia, espaços estéticos, spas, hotéis, cruzeiros, clubes esportivos e atléticos, unidades básicas de saúde,  hospitais, casas de repouso e instituições de longa permanência, centros de atendimento ao idoso e clínicas de reabilitação. 
 

3 – Tratamento da face 

Sem dúvidas é uma parte do corpo com a maior busca, afinal ele é considerado o nosso cartão de visita. Buscamos ter uma aparência que nos agrade, e temos vários cuidados com nossas sobrancelhas, cílios, lábios, pele do rosto, e para cada região o leque de procedimentos é riquíssimo.  

Os procedimentos podem ser: 

1.  Limpeza de pele, com diversões graus de profundidade e tipos de produtos e aparelhos; 
2.  Peeling fácil; 
3.  Depilações com cera; 
4.  Tratamentos com argilas, cremes e preparados de vitaminas e medicamentosos;
5.  Luz pulsada; 
6.  Microagulhamento; 
7.  Designer de sobrancelhas e outros 
 
3 – Massagens 

A massagem é um procedimento com grande busca no mercado, seja em um pós-cirúrgico ou para tingir camadas de gorduras ou linfática. Este profissional pode utilizar diversos tipos de produtos cosmológicos e aparelhos. 
 
4 – Cabelos 

Quando falamos em procedimentos capilares podemos elencar uma vasta lista de botox capilares, hidratações, alisamentos, tintura e cortes.
 
O técnico em estética tem uma vasta área de atuação e poderá se especializar em procedimentos promissores.
 
Um fator importante de citar que estes procedimentos são recorrentes, diferente de uma cirurgia plástica, ou quaisquer outro procedimento mais invasivo, portanto a fidelização destes clientes e os serviços são buscados com extrema frequência.  

Se identificou? Sim?
Agora, seu papel é se inscrever para o Curso Técnico em Estética do CETEM e se preparar para atuar nesse mercado tão rico e promissor. 
 
Nós esperamos você, seu futuro não!

Fonte: Equipe de Marketing
WhatsApp: 65 3322-2335