Títulação: Capacitação em Instrumentação Cirúrgica

Carga horária: 180 hrs

O profissional capacitado em instrumentação cirúrgica fará parte da equipe cirúrgica e atuará diretamente com o cirurgião na entrega dos instrumentos conforme os tempos cirúrgicos. O curso prepara o profissional para atuar nas diversas especialidades cirúrgicas, proporcionando uma excelente remuneração no mercado de trabalho.

O curso de capacitação em instrumentação cirúrgica ofertado pelo CETEM é mais uma opção de aprimoramento para profissionais e estudantes da área da saúde (enfermagem). Com carga horária de 180 horas, são ministrados conteúdos teóricos e práticos para que os profissionais estejam aptos para instrumentar nas cirurgias de baixa, média e alta complexidade.  

O curso é baseado em técnicas de instrumentação cirúrgica, preparo das salas e seus respectivos instrumentos, identificação dos cuidados de higiene e profilaxia, bem como limpeza e desinfecção desses instrumentos e ambientes, e técnicas de atendimento ao cliente paciente durante o ato anestésico e cirúrgico nos períodos pré, trans e pós-operatório.

PÚBLICO ALVO

• Enfermeiros;

• Técnicos de enfermagem;

• Acadêmicos de enfermagem devidamente matriculados no 5º semestre;

• Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem devidamente matriculados no 4º semestre.

Perfil Profissional

  • O instrumentador Cirúrgico é o profissional cuja função é a de ajudar o cirurgião no ato cirúrgico, que abrange desde a preparação dos instrumentos até a esterilização dos mesmos, após a cirurgia. É ele o responsável por todo o instrumental utilizado antes, durante e após a cirurgia, ou seja, por todo o seu processamento.
  • Desta feita, podemos concluir que o instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável para que o ato operatório transcorra com segurança e qualidade.

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Professores renomados
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Aula teórica e prática 60h
Aula prática em centro cirúrgico 120h
Ética e legislação em instrumentação;
Organização hospitalar;
Organização em Centro Cirúrgico;
Central de material e esterilização;
Farmacologia Aplicada;
Cirurgia e instrumentação;
Fundamentos da instrumentação cirúrgica;
Instrumentação básica.
Peça um orçamento