Fazer uma especialização de nível médio em instrumentação cirúrgica pode ser a opção ideal para quem busca crescer profissionalmente em sua área.
Se você já possui uma formação em técnico de enfermagem ou enfermagem e deseja criar um diferencial competitivo profissional, ser um Instrumentador cirúrgico é a melhor forma de garantir seu lugar no mercado de trabalho.
O instrumentador cirúrgico atua junto à equipe tendo como responsabilidade, zelar pelo perfeito funcionamento do instrumental e equipamentos, ordenar, controlar e preparar o material a ser utilizado na cirurgia, selecionar e apresentar instrumentos usados pelo cirurgião e assistente
Saiba quais são os Cursos de Especialização e Capacitação são oferecidos pelo CETEM, clique aqui
De modo geral, o instrumentador tem como principais atividades:
Preparação da sala de cirurgia: é responsável por garantir que todos os instrumentos e equipamentos necessários para a cirurgia estejam limpos, esterilizados e organizados antes do início do procedimento.
Acolhimento do paciente: auxilia o paciente a se posicionar na mesa cirúrgica e prepara a área do corpo a ser operada, fazendo a limpeza e a antissepsia da pele.
Monitoramento dos equipamentos: durante a cirurgia, o instrumentador é responsável por monitorar os equipamentos como monitores cardíacos, ventiladores mecânicos e aspiradores de secreções para garantir seu bom funcionamento.
Fornecimento de instrumentos e materiais: responsável por fornecer ao cirurgião os instrumentos e materiais necessários para a realização da cirurgia no momento adequado e na quantidade necessária.
Onde o Instrumentador Cirúrgico pode exercer suas atividades?
O Instrumentista Cirúrgico pode trabalhar em diversos locais, como hospitais públicos e privados, clínicas especializadas e ambulatórios.
Qual é a média salarial desse profissional?
Esta é uma dúvida muito comum: qual é a média salarial do Instrumentador Cirúrgico? A princípio, porém, não existe um salário definido, em todo o país, para essa importante categoria.
Dessa forma, o piso salarial da profissão é estabelecido pelos empregadores em cada cidade ou região por meio de convenções e acordos coletivos reconhecidos pelos sindicatos.
Existem concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico?
O Instrumentador Cirúrgico tem muitas chances de ingressar no serviço público, uma vez que pode ser contratado pela ampla rede do SUS, seja em hospitais regionais, universitários e fundações de saúde. O ingresso no sistema público de saúde ocorre por meio de concurso. Na maioria dos casos, o concurso público requer que o candidato tenha ensino médio completo, formação técnica na área e curso específico.
Saiba quais são os Cursos de Especialização e Capacitação são oferecidos pelo CETEM, clique aqui