Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

Por que optar pela profissão de cuidador de idosos?

Por que optar pela profissão de cuidador de idosos?

O Curso Cuidador de Idosos do CETEM capacita os alunos a prestar seus serviços em residências de idosos ou em Instituições em geral, elaborando atividades recreativas para grupos da 3ª idade, além de executar atividades técnicas de Cuidador, atuando de forma correta na prevenção de acidentes domésticos e pronto para prestar socorros em caso de acidentes com o Idoso.

A proposta deste curso é preparar os profissionais de saúde para atuar em um novo modelo de atenção, que busca proporcionar conforto e segurança para o paciente no domicilio, e tranquilidade para seus familiares. O CETEM tem a melhor estrutura para formar profissionais que vão se destacar na área.

Por que optar pela profissão de cuidador de idosos?

1- É uma das profissões que mais crescem no Brasil

Dados de levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontam que, nos últimos dez anos, a função de cuidador de idosos foi a que mais cresceu, pulando de 5.263 para 34.051, ou seja, um aumento de 547%. Com os brasileiros vivendo cada vez mais, o ampliamento do mercado é um processo natural. Portanto, a busca por cursos de enfermagem e de cuidadores de idoso também cresceu substancialmente, informa O Dia.

2- Os brasileiros estão envelhecendo cada vez mais

Os dados demográficos apontam uma modificação drástica na formação da população brasileira. Segundo o IBGE, o total de indivíduos com mais de 60 anos deve mais que dobrar até 2050. A terceira idade de saltar de 9,5% para 21,8% de parcela da nossa sociedade. Em suma, a população de idosos deve ultrapassar os 40 milhões.

Segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), projeta-se que o Brasil tenha 39 milhões de idosos nos próximos dez anos.

Isso significa que o número total de pessoas com mais de 65 anos no Brasil será maior que o crianças até 2030.

Saiba quais são os Cursos de Especialização e Capacitação são oferecidos pelo CETEM, clique aqui

3- A profissão foi regulamentada pelo Congresso Nacional

A regulamentação da profissão de cuidador de idosos foi aprovada em maio de 2019. O projeto de lei complementar 11/2016 trouxe uma série de recomendações para os profissionais que desejam ingressar na área. Eles devem ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área. Além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais e atestados de aptidão física e mental.

4 - Existe qualificação e acessível para o cargo

A habilitação da profissão de cuidador é obtida através de cursos profissionalizantes. Estes costumam ter ótimo custo-benefício e duram em média alguns meses. Ou seja, você consegue se capacitar em pouco tempo e pagando mensalidades que cabem no seu bolso!

Saiba quais são os Cursos de Especialização e Capacitação são oferecidos pelo CETEM, clique aqui

 

Fonte: Marketing CETEM
WhatsApp: 65 3322-2335