Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

Em quais áreas um Técnico de Enfermagem pode se especializar?

Em quais áreas um Técnico de Enfermagem pode se especializar?

Após concluir o curso técnico em Enfermagem, muitos profissionais buscam expandir suas habilidades e conhecimentos em áreas específicas da saúde. A carreira de Técnico em Enfermagem oferece uma sólida base para atuar em diversas áreas, e a possibilidade de especialização abre novas oportunidades e aprimora a expertise profissional. Neste artigo, exploraremos algumas das áreas de especialização disponíveis para os Técnicos em Enfermagem. Descubra quais são essas áreas e como elas podem impulsionar sua carreira na Enfermagem.

Saiba quais são os Cursos de Especialização e Capacitação são oferecidos pelo CETEM, clique aqui

Após finalizar o curso é possível se especializar em quais áreas?

Após concluir o curso técnico em Enfermagem, é possível buscar especializações em diversas áreas. Segundo a Resolução n° 0609/2019, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) valida 16 especialidades para os profissionais técnicos em Enfermagem. Algumas dessas possibilidades são as especializações em: Instrumentação cirúrgica, Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem em Nefrologia e Enfermagem em Saúde Pública.

Conheça um pouco mais sobre cada área:

Instrumentação Cirúrgica: Esse pós-técnico capacita o técnico em Enfermagem a trabalhar na assepsia de instrumentos, no preparo do ambiente cirúrgico e na montagem de equipamentos durante procedimentos cirúrgicos

Enfermagem em Terapia Intensiva: Especializados em cuidados intensivos, esses profissionais atendem pacientes críticos em unidades de terapia intensiva (UTI). Eles administram e cuidam de todas as necessidades dos pacientes.

Enfermagem em Saúde Coletiva: Essa especialização permite o atendimento especializado em saúde pública, com enfoque em diferentes grupos populacionais, como idosos, mulheres, crianças e adolescentes, homens, indígenas, além de saúde ambiental.

Enfermagem do Trabalho: O enfermeiro especializado em Enfermagem do Trabalho atua em empresas e instituições, fornecendo assistência médica aos funcionários, prevenindo acidentes de trabalho e colaborando com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Enfermagem em Nefrologia: Essa especialização capacita o técnico em Enfermagem a atender pacientes em diálise peritoneal ou hemodiálise. O curso abrange conhecimentos sobre os procedimentos, prevenção de infecções, conforto do paciente e manuseio das máquinas necessárias.

Enfermagem em Saúde Pública: Voltada para a Estratégia de Saúde da Família (ESF), essa especialização prepara o enfermeiro para atividades de prevenção, assistência e desenvolvimento de programas de saúde voltados para a população.

Cada uma dessas especializações oferece oportunidades únicas de atuação e desenvolvimento profissional na área da Enfermagem. A escolha dependerá dos interesses e das aptidões individuais do profissional, bem como das demandas do mercado e das necessidades de saúde da população.

Ser especialista em uma área torna o técnico um profissional diferenciado, certa vez o gerente da Catho, Fernando Gaiofatto disse: "As organizações estão em busca de profissionais cada vez mais completos, por isso, investir em educação é o primeiro passo para atingir os objetivos de carreira. O mercado sempre reconhece os profissionais mais bem qualificados".

Faça sua especialização e aumente suas chances no mercado de trabalho.

Saiba quais são os Cursos de Especialização e Capacitação são oferecidos pelo CETEM, clique aqui

Fonte: Marketing CETEM
WhatsApp: 65 3322-2335