Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

Como escolher uma instituição para realizar seu curso na área da saúde?

Como escolher uma instituição para realizar seu curso na área da saúde?

Que maravilhoso! Você está em um estágio incrível e na busca para tornar sua carreira profissional algo que realmente fará de você uma pessoa mais realizada. Nós já passamos por essa busca e vale a dedicação de cada texto lido, vídeos e áudios sobre o assunto que assistimos e ouvimos. É a forma certa de iniciar uma jornada livre de dúvidas. 

Escolher a instituição para realizar seu curso na área da saúde é com plena certeza, uma das decisões mais importantes desta trilha. Ela vai “carimbar” sua entrada no mercado de trabalho. Então, para entender melhor a importância da escolha certa e te ajudar na compreensão desse importante passo, iremos te dar um exemplo que acontece na páscoa e de como faz a diferença associar sua formação a uma instituição conhecida, respeitada e confiável. 

Vamos ao exemplo: Na páscoa, diversas pessoas começam a vender ovos de chocolate; e é comum o cliente perguntar ao vendedor: qual a marca de chocolate que foi feito este ovo de páscoa? Se o vendedor responder dizendo ser de marca conhecida, a pessoa que está comprando fica mais segura, e compra o ovo de chocolate. Ela sabe que, se o ovo foi feito de determinada marca, então o produto que está sendo vendido será bom também.  Poderíamos citar aqui vários outros exemplos e de como é poderoso o poder de um nome.  Este é um exemplo simples do nosso dia a dia, e acredite, essa mesma dinâmica acontece na apresentação de seu currículo ao mercado de trabalho. Agora, vou um pouco além, para os pacientes que serão atendidos por você; o nome da instituição que te formou influenciará na confiança deles em relação a sua competência profissional. O futuro contratante também fará a mesma análise. 


Parece complicado, porém, basta você seguir nosso pequeno check-list abaixo que te ajudará na hora de fazer a melhor escolha.

 Conheça nossos cursos, clique aqui

1. Busque se informar sobre a instituição pesquisando e visitando. 

Indicamos você fazer uma visita à instituição para conhecer de perto a infraestrutura, conversar com orientadores para tirar suas dúvidas, falar com professores e alunos. É muito importante saber sobre onde você vai investir. Afinal, ninguém quer ter uma surpresa negativa no primeiro dia de aula. 
Convidamos você para conhecer o CETEM, clique aqui e agende uma visita:

2. O mercado reconhece a instituição como uma boa escola? 

O diploma de uma instituição com bom reconhecimento de mercado significa o aumento de suas oportunidades de empregabilidade. As facilidades que você encontrará para o ingresso em seu primeiro trabalho serão bem maiores. O curso técnico de uma instituição com diferencial, tempo de mercado e reconhecimento por sua aplicação prática contarão como diferencial no seu currículo. 
 
3. Qualidade do ensino prático e do laboratório

Importante você analisar sobre o conteúdo programático da instituição e da qualidade de seus laboratórios. Você precisa estar inserido em um ambiente muito próximo da realidade. Afinal você precisa estar preparado para quando for atuar. Em sua visita à instituição, peça para conhecer o laboratório da escola. 

4. Professores com experiência na área 

Os profissionais precisam conhecer não somente a teoria, precisam ser profissionais que de fato atuam na área. Assim, conseguirão ensinar como você pode solucionar os principais desafios de trabalho de forma prática e dentro da realidade. Neste ensino é de extrema importância que haja exemplos práticos e que os professores saibam da realidade da atuação em ambientes hospitalares, clinicas, laboratoriais, etc.  

5. Satisfação dos alunos e clima  

Saber sobre a satisfação dos atuais alunos irá dizer a você qual a qualidade do ensino que você irá receber. É preciso considerar sobre o clima do ambiente, em resumo: se você terá um ambiente amigável de estudo. Colaboradores e professores engajados em te ajudar a alcançar seus objetivos. 

6. Apoio ao estágio

Busque se a escola tem preocupação com o encaminhamento de seus alunos para o estágio. É importante que a instituição demonstre interesse em dar aos seus futuros profissionais a primeira experiência em bons estágios. 

Após você verificar estes seis pontos importantes, dando o “check” em cada um deles, você pode fazer sua inscrição em sua formação tão sonhada.  

Saiba mais sobre os Curso Técnicos do CETEM:

Técnico em Análises Clínicas, clique aqui

Técnico em Enfermagem, clique aqui

Técnico em Estética, clique aqui

Técnico em Radiologia, clique aqui

Fonte: Equipe de Marketing
WhatsApp: 65 3322-2335