Que maravilhoso! Você está em um estágio incrível e na busca para tornar sua carreira profissional algo que realmente fará de você uma pessoa mais realizada. Nós já passamos por essa busca e vale a dedicação de cada texto lido, vídeos e áudios sobre o assunto que assistimos e ouvimos. É a forma certa de iniciar uma jornada livre de dúvidas.
Escolher a instituição para realizar seu curso na área da saúde é com plena certeza, uma das decisões mais importantes desta trilha. Ela vai “carimbar” sua entrada no mercado de trabalho. Então, para entender melhor a importância da escolha certa e te ajudar na compreensão desse importante passo, iremos te dar um exemplo que acontece na páscoa e de como faz a diferença associar sua formação a uma instituição conhecida, respeitada e confiável.
Vamos ao exemplo: Na páscoa, diversas pessoas começam a vender ovos de chocolate; e é comum o cliente perguntar ao vendedor: qual a marca de chocolate que foi feito este ovo de páscoa? Se o vendedor responder dizendo ser de marca conhecida, a pessoa que está comprando fica mais segura, e compra o ovo de chocolate. Ela sabe que, se o ovo foi feito de determinada marca, então o produto que está sendo vendido será bom também. Poderíamos citar aqui vários outros exemplos e de como é poderoso o poder de um nome. Este é um exemplo simples do nosso dia a dia, e acredite, essa mesma dinâmica acontece na apresentação de seu currículo ao mercado de trabalho. Agora, vou um pouco além, para os pacientes que serão atendidos por você; o nome da instituição que te formou influenciará na confiança deles em relação a sua competência profissional. O futuro contratante também fará a mesma análise.
Parece complicado, porém, basta você seguir nosso pequeno check-list abaixo que te ajudará na hora de fazer a melhor escolha.
Conheça nossos cursos, clique aqui
1. Busque se informar sobre a instituição pesquisando e visitando.
Indicamos você fazer uma visita à instituição para conhecer de perto a infraestrutura, conversar com orientadores para tirar suas dúvidas, falar com professores e alunos. É muito importante saber sobre onde você vai investir. Afinal, ninguém quer ter uma surpresa negativa no primeiro dia de aula.
Convidamos você para conhecer o CETEM, clique aqui e agende uma visita:
2. O mercado reconhece a instituição como uma boa escola?
O diploma de uma instituição com bom reconhecimento de mercado significa o aumento de suas oportunidades de empregabilidade. As facilidades que você encontrará para o ingresso em seu primeiro trabalho serão bem maiores. O curso técnico de uma instituição com diferencial, tempo de mercado e reconhecimento por sua aplicação prática contarão como diferencial no seu currículo.
3. Qualidade do ensino prático e do laboratório
Importante você analisar sobre o conteúdo programático da instituição e da qualidade de seus laboratórios. Você precisa estar inserido em um ambiente muito próximo da realidade. Afinal você precisa estar preparado para quando for atuar. Em sua visita à instituição, peça para conhecer o laboratório da escola.
4. Professores com experiência na área
Os profissionais precisam conhecer não somente a teoria, precisam ser profissionais que de fato atuam na área. Assim, conseguirão ensinar como você pode solucionar os principais desafios de trabalho de forma prática e dentro da realidade. Neste ensino é de extrema importância que haja exemplos práticos e que os professores saibam da realidade da atuação em ambientes hospitalares, clinicas, laboratoriais, etc.
5. Satisfação dos alunos e clima
Saber sobre a satisfação dos atuais alunos irá dizer a você qual a qualidade do ensino que você irá receber. É preciso considerar sobre o clima do ambiente, em resumo: se você terá um ambiente amigável de estudo. Colaboradores e professores engajados em te ajudar a alcançar seus objetivos.
6. Apoio ao estágio
Busque se a escola tem preocupação com o encaminhamento de seus alunos para o estágio. É importante que a instituição demonstre interesse em dar aos seus futuros profissionais a primeira experiência em bons estágios.
Após você verificar estes seis pontos importantes, dando o “check” em cada um deles, você pode fazer sua inscrição em sua formação tão sonhada.
Saiba mais sobre os Curso Técnicos do CETEM:
Técnico em Análises Clínicas, clique aqui
Técnico em Enfermagem, clique aqui
Técnico em Estética, clique aqui
Técnico em Radiologia, clique aqui