Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

APH: A importância do atendimento rápido. Pode salvar vidas!

APH: A importância do atendimento rápido. Pode salvar vidas!

Conheça o curso de capacitação em APH do CETEM

 

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, ocorreu no CETEM, a capacitação em APH – Atendimento Pré-Hospitalar. Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital). É um dos elos da cadeia de atendimento a vítimas, sendo também conhecida como primeiro socorro ou resgate. 

O curso possui uma carga horária de 25 horas e proporciona aos participantes uma vivência prática intensiva das técnicas profissionais de emergência e redução de danos em situações de risco iminente de morte, principalmente em vítimas de traumas, com atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar.  

O APH, salva vidas em casos de urgência e emergência, nos quais o tempo levado para os pacientes serem atendidos pode ser determinante. Além disso, o APH também é importante para prevenir agravamentos de quadro, que poderiam trazer consequências imediatas ao enfermo. 

Durante os primeiros dois dias da capacitação no CETEM, os estudantes participaram de aulas teóricas e realizaram as primeiras práticas em situações de emergência, preparando-se para as simulações realísticas que ocorreram na última etapa do curso. 

O curso foi ministrado pela professora mestre Darlene de Freitas. Além disso, contamos com a participação da professora Letróloga, Nataniele Miranda, que ministrou uma breve aula de Libras, abordando sua aplicação nas ações de atendimento pré-hospitalar.

Também contamos com a participação dos professores biólogos Márcio Freire e Felipe Dezzotti, que abordaram o tema de acidentes com animais peçonhentos e trouxeram vários animais para os alunos identificarem entre peçonhentos e venenosos, incluindo uma serpente viva com a qual houve interação.

O professor socorrista e especialista Anderson Martins participou com a abordagem de Stop the Bleed, ministrada com demonstrações práticas e ativas dos alunos.

Os participantes também realizaram exercícios de identificação e cinemática do trauma, reanimação cardiorrespiratória - RCP, manobra de desengasgo, Posicionamento Lateral de Segurança - PLS, rolamento, retirada de capacete, transporte em prancha, imobilização de fraturas, contenção hemorrágicas e práticas diversas de socorro. Ao final do curso, todos participaram de simulações.

O profissional que tiver a capacitação em APH pode supervisionar e avaliar as ações da equipe no Atendimento Pré-hospitalar Móvel, executar prescrições médicas por telemedicina, prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves e com risco de vida, ter capacidade de tomar decisões imediatas.

Venha se capacitar você também no CETEM! Clique aqui e confira todas as fotos. 

 

           

  

 

Fonte: Comunicação CETEM
WhatsApp: 65 3322-2335