Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

11 maneiras de se capacitar e se destacar no mercado de trabalho

11 maneiras de se capacitar e se destacar no mercado de trabalho

A realidade do mercado de trabalho é exatamente assim: Muitos candidatos diplomados x recrutadores buscando profissionais com potencial e capacitação para a vaga.

Para você não ficar em desvantagem e ser um profissional disputado é necessário se capacitar, e, além disso, saber algumas estratégias de visibilidade que te ajudarão a ser encontrado por estes recrutadores.

Imagine que um recrutador selecione 10 candidatos com a mesma formação, porém um deles tem uma capacitação que os outros não tenham. As chances do recrutador selecionar o melhor capacitado são grandes. Além de estar mais atualizado, este candidato demonstra proatividade e preocupação em ter mais conhecimento na área que ele atua.

Vamos “brilhar os olhos” do mercado com estes 11 passos que ajudarão você a ser destaque entre tantos profissionais de sua área.

Passo 1: Comece definindo suas metas

Conhecer com mais profundidade os seus valores e definir suas metas é o ponto de partida para guiar você por toda sua jornada. Ela será sua bússola para te direcionar pelos caminhos que irá percorrer. Inclusive, você será questionado e seus valores serão testados durante seu trajeto. Tenha sempre muito claro os seus valores e suas metas bem definidas. Importante dizer que: Em entrevistas de emprego esta é uma das perguntas favoritas dos recrutadores. Sabe-las te ajudará a ser uma pessoa mais confiante e tornará você um destaque em meio a tantas pessoas que não saberão responde-la. Anote suas metas a curto e longo prazo, e em diferentes épocas reveja cada uma delas e suas ações para alcançá-las. 

Passo 2: Procure agora uma capacitação específica de sua área

Este é um passo extremamente importante para você se despontar como um profissional com diferencial no mercado. Procure uma escola que tenha referência e credibilidade no mercado.
As escolas que são especialistas em um segmento são as melhores. Elas se dedicam e entregam um valor agregado bem maior que as demais que atuam em várias segmentações (este é um dos motivos no CETEM se dedicar exclusivamente na área da saúde). Estas intuições estão focadas e isso é determinante para que tenham expertise para ensinar e te capacitar com a prática e técnicas que o mercado exige. 

Aproveite para conhecer os mais de 40 cursos de capacitação do CETEM: Clique aqui

Passo 3: Seja resiliente

Se adaptar aos vários cenários que o ambiente exige é um diferencial que com certeza é extremamente valorizado pelo mercado.
Saber lidar com pessoas demonstra Inteligência emocional é um dos quesitos mais importantes para sua permanência em um cargo e será determinante para seu sucesso.

Passo 4: Tenha proatividade

Ser uma pessoa de ação e não esperar ser demandado, você tem grandes oportunidades de ser valorizado por seus líderes. Faça além daquilo que é pedido. É sua forma de demonstrar o quanto você se importa com o que está sendo proposto a fazer.

Passo 5:  Fique de olho na produtividade

Sempre se pergunte: eu estou entregando tudo aquilo que é esperado?
Se você está estudando, se pergunte: eu estou aprendendo e me dedicando? Estou fazendo valer a pena? Normalmente estas perguntas nos fazem refletir se estamos produzindo como é esperado ou como gostaríamos.

Passo 6: Foque em seus pontos a serem desenvolvidos

Explorar aquilo que você acredita ser seu ponto fraco fará você se conhecer mais e consequentemente treinar mais, o resultado disso é você superar aquilo que você acredita ser sua fraqueza.

Passo 7: Aprenda coisas novas

Sabemos que o futuro é incerto, então ter várias habilidades técnicas aumentarão suas oportunidades de estar sempre atualizado e pronto para desafios que hoje parecem distantes. Ampliam suas oportunidades. 

Passo 8: Inove

Sempre que você perceber que um processo pode ser melhorado, faça.  A inovação não é algo novo, e sim fazer de uma forma melhor e diferente daquela que já está sendo feita. Fique de olho nas oportunidades de inovar e ser inventivo.

Passo 10: Treine com quem tem experiência na área

Escolha ter mentores que trabalham diariamente com a “mão na massa” ficará bem mais fácil seu aprendizado. Eles te ensinam o que chamamos brincando do “pulo do gato”, são detalhes que somente a prática proporciona. Estes aprendizados não existem no estudo teórico.   

Não aprenda somente com quem tem a teoria.

Passo 11:  Seja certificado de uma escola com referência

Seu certificado pode ser a chave de entrada em muitos lugares. Estudar em uma escola com qualidade, credibilidade e referência no mercado tem inúmeras vantagens diante de profissionais que se capacitam em instituições que o mercado não conhece.  

E ai, gostou dos 11 passos?

Comece com o número um, se você tiver dificuldades, fale conosco. Temos profissionais que te ajudarão a encontrar a melhor capacitação conforme sua meta e seus valores.

Aproveite para conhecer os mais de 40 cursos de capacitação do CETEM: Clique aqui

Esperamos você!

Fonte: Equipe de Marketing
WhatsApp: 65 3322-2335