Títulação: Auxiliar Administrativo

Carga horária: 160 hrs

A formação inicial e continuada centra-se em ações pedagógicas de natureza teórico-práticas planejadas para atender às demandas sócio educacionais de formação e de qualificação profissional.

Configura-se em iniciativas que visam formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto atualização quanto aperfeiçoamento profissional. Busca também trazer de volta, ao ambiente formativo, pessoas que foram excluídas dos processos educativos formais e que buscam essa intervenção educativa para conquistarem uma formação rápida e precisa para o mercado de trabalho.

Segundo dados Ministério do Trabalho em 2018, 35% dos empregados das empresas privadas são do setor administrativo, deste percentual 20% são Auxiliares administrativos, desta forma a empregabilidade se faz presente no mercado de trabalho.

Desse modo, torna-se necessário a capacitação dos interessados que desejam ingressar na área administrativa, atuando com competência, nessa perspectiva, o CETEM propõe-se a oferecer o curso na modalidade presencial, por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando o Auxiliar Administrativo, através de um processo de aprendizagem ativa, que possibilitara apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos.

OBJETIVO GERAL

O egresso deste curso estará preparado para exercer funções de Auxiliar administrativo, aplicar conhecimentos básicos de informática, realizar rotinas administrativas e contábeis, organizar e controlar documentos, preparar o local de trabalho, atendendo à regulamentação da documentação técnica, com segurança, saúde, produtividade, qualidade e consciência ambiental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Proporcionar conhecimentos sistemáticos que subsidiem a atuação nos processos administrativos de empresas com eficiência e eficácia.

• Possibilitar a construção de conhecimentos sistemáticos que fundamentem a intervenção profissional do/a Auxiliar administrativo nas áreas administrativas e finanças, com ética e comprometimento profissional.

PRÉ – REQUISITO

• Ter a partir de 15 anos e estar cursando o Ensino Médio.

METODOLOGIA

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como: apresentação e discussão de conteúdos teóricos e práticos, atividade em grupos, exposição dialogada, aulas práticas em laboratório de informática, pesquisas e visitas técnicas.

Os métodos pedagógicos e as práticas de ensino terá em conta o aluno como centro do processo educacional e sujeito ativo de sua própria aprendizagem, propondo situações de ensino e de aprendizagem que sejam mais eficazes no alcance dos objetivos específicos, ou seja, definindo criteriosamente as experiências que o aluno precisa realizar para aprender e imprimir sentido à sua formação exercitando habilidades e a capacidade de pensar por si mesmo.

Dessa forma, as metodologias de ensino perpassarão por técnicas de ensino que promovam discussões científicas acerca do conteúdo proposto que fundamenta o aprendizado, como: Aula expositiva dialogada, Gincanas, dramatizações, Estudo de Casos e solução de problemas, Brainstorming e Dinâmica em Grupo.  

 Contará também com aulas práticas no laboratório de informática para propiciar aos alunos o desenvolvimento de documentos e aplicação dos conteúdos dos processos de trabalho administrativos.

Perfil Profissional

  • O Auxiliar Administrativo é o profissional competente para atuar nos processos administrativos da empresa; executar atividades de apoio nas áreas de Administrativas, financeiras e recursos humanos; observar os procedimentos operacionais e a legislação; adotar atitude ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade; saber trabalhar em equipe e ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.
  • A área de atuação do Auxiliar Administrativo é muito ampla, pois está presente em todos os ramos empresarias de industriais, empresas, clinicas e hospitais. O Auxiliar administrativo também pode seguir linhas de atuação profissional específicas, dependendo do perfil e da estrutura da empresa para a qual trabalha.
  • Auxiliar de Compras
  • Auxiliar Comercial
  • Auxiliar de Logística
  • Auxiliar de Departamento Pessoal
  • Auxiliar de Atendimento
  • Auxiliar financeiro e outros.

Vantagens de estudar no cetem

  • Ensino presencial
  • Aula prática
  • Professores renomados
  • Laboratórios modernos
Grade Curricular
Disciplinas Carga Horária
Gestão Organizacional 56h
Noções de empreendedorismo 30h
Ética profissional 16h
Noções de contabilidade 40h
Noções de departamento pessoal 18h
Peça um orçamento